Oscar 2013 – os ganhadores e a cerimônia

oscar 2013 - winning actors
(o quarteto mais feliz da noite)

.

A maior surpresa da cerimônia de entrega do Oscar 2013, além da aparição da Primeira-Dama Michelle Obama no telão para anunciar o grande ganhador da noite, foi um raro empate que só havia acontecido em cinco outras ocasiões em toda a história da premiação – e não acontecia desde 1994. O mais famoso foi em 1969, quando Barbra Streisand e Katharine Hepburn levaram a estatueta de melhor atriz, respectivamente pelos filmes “Funny Girl – A Garota Genial” e “O Leão no Inverno”. Desta vez o empate ocorreu na categoria de edição de som – o que salvou “A Hora Mais Escura” de terminar a noite de mãos abanando e deu um segundo prêmio para o melhor 007 dos últimos anos (“007 – Operação Skyfall”).

Alguns podem considerar que a vitória de “Argo” como melhor filme foi uma surpresa, já que o thriller sobre a operação real de resgate de reféns americanos no Irã não havia sido indicado na categoria de direção. Contudo, quem acompanhou a temporada de premiações já esperava que isso acontecesse, talvez como uma resposta à controversa não-indicação de Ben Affleck como diretor, mas mais provavelmente pelos próprios méritos do filme (que era, de fato, o melhor dos nove finalistas escolhidos pela Academia).

Entre os atores e atrizes, tudo conforme o esperado. Daniel Day-Lewis (“Lincoln”) tornou-se o primeiro ator da história a levar a estatueta de protagonista pela terceira vez (e mostrou que além de atuações excepcionais ele também é um gênio em discursos de agradecimento); Christoph Waltz (“Django Livre”) foi o primeiro a ganhar o prêmio de coadjuvante duas vezes em três anos (lembrando que ele havia ganho em 2011 por “Bastardos Inglórios”); a jovem Jennifer Lawrence (22 aninhos, só) foi escolhida a melhor atriz por “O Lado Bom da Vida”, “derrotando” a favorita sentimental (e aniversariante da noite) Emmanuelle Riva e com direito a um tombo ao subir a escada que levava ao palco; e Anne Hathaway viu sua soberba e emocionante atuação em “Os Miseráveis” lhe dar o Oscar de coadjuvante.

Talvez menos esperada (mas não menos merecida) tenha sido a vitória de Quentin Tarantino pelo roteiro original de “Django Livre” – considerando que ele foi ignorado na categoria de direção e já havia perdido em 2011 pelo roteiro do superior “Bastardos Inglórios”. Surpresa nenhuma, porém, na vitória do roteiro adaptado de “Argo”, escrito pelo Chris Terrio (quase que um clone de Seann William Scott, o Stifler de “American Pie”).

Oscar 2013 - argo producers

(os produtores de “Argo”: Grant Heslov, Ben Affleck e George Clooney)

.

A cerimônia em si foi bem longa (mais de 3h30 de duração), recheada de números musicais, mas foi a que teve maior público desde 2010, principalmente entre os mais jovens – talvez uma consequência da escalação de um mestre-de-cerimônias mais hip (o ator/roteirista/comediante Seth MacFarlane da série “Uma Família da Pesada” e do filme “O Ursinho Ted”) e de um time de apresentadores mais eclético e de diferentes gerações (que foi dos ídolos teen Daniel Radcliffe e Kristen Stewart até os old school Jane Fonda, Jack Nicholson e Michael Douglas, passando pelo queridinho da mulherada Channing Tatum e por cinco dos atores do maior sucesso de bilheteria do ano, “Os Vingadores”). MacFarlane, aliás, dividiu opiniões, com alguns (como eu) adorando, outros criticando as piadas um tanto sexistas que ele soltou durante a noite.

(“We Saw Your Boobs”, uma das hilárias canções que o Seth MacFarlane cantou na abertura do Oscar, que contou com uma participação especialíssima do Capitão Kirk, aka William Shatner, e dos atores/dançarinos Channing Tatum, Charlize Theron, Daniel Radcliffe e Joseph Gordon-Levitt)

.

Segue a lista completa com todos os ganhadores.

MELHOR FILME: “Argo”

MELHOR DIREÇÃO: Ang Lee – “As Aventuras de Pi” (Life of Pi)

MELHOR ATOR: Daniel Day Lewis – “Lincoln”

MELHOR ATRIZ: Jennifer Lawrence – “O Lado Bom da Vida” (Silver Linings Playbook)

MELHOR ATOR COADJUVANTE: Christoph Waltz – “Django Livre” (Django Unchained)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Anne Hathaway – “Os Miseráveis” (Les Miserables)

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: “Django Livre” – Quentin Tarantino

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: “Argo” – Chris Terrio

MELHOR FILME ESTRANGEIRO: “Amor” (Amour)

MELHOR ANIMAÇÃO: “Valente” (Brave), de Mark Andrews e Brenda Chapman

MELHOR FIGURINO: “Anna Karenina” – Jacqueline Durran

MELHOR MAQUIAGEM/HAIR-STYLING: “Os Miseráveis” – Lisa Westcott e Julie Dartnell

MELHOR EDIÇÃO“Argo” – William Goldenberg

MELHOR FOTOGRAFIA: “As Aventuras de Pi” – Claudio Miranda

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL: “Skyfall” (de “007 – Operação Skyfall”) – Música e letra de Adele Adkins e Paul Epworth

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL: “As Aventuras de Pi” – Mychael Danna

DESENHO DE PRODUÇÃO (ex-DIREÇÃO DE ARTE): “Lincoln” – Rick Carter (design de produção) e Jim Erickson (decoração do set)

EDIÇÃO DE SOM: “Skyfall” – Per Hallberg e Karen Baker Landers / “A Hora Mais Escura” (Zero Dark Thirty) – Paul N.J. Ottosson

MIXAGEM DE SOM: “Os Miseráveis” – Andy Nelson, Mark Paterson e Simon Hayes

EFEITOS VISUAIS: “As Aventuras de Pi” – Bill Westenhofer, Guillaume Rocheron, Erik-Jan De Boer e Donald R. Elliott

MELHOR DOCUMENTÁRIO: “Searching for Sugar Man”

MELHOR DOCUMENTÁRIO DE CURTA-METRAGEM: “Inocente”

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO: “Paperman”

MELHOR CURTA-METRAGEM: “Curfew”

Sobre rodrigohaddad

Rodrigo Haddad é advogado, escritor, ator e diretor de teatro
Esse post foi publicado em Cinema, Fotos, Prêmios, Vídeos e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s