Os melhores filmes de Natal

A quantidade de filmes sobre o Natal, que se passam no Natal ou pelo menos que tentam passar a mensagem natalina é enorme. Todo ano a televisão reprisa inúmeros destes filmes, e todo mundo tem os seus favoritos, aqueles que sempre assistem. Além disso, novos filmes continuam sendo lançados. Como hoje é  dia 24 de dezembro, segue a minha listinha com os meus preferidos:

 1) “Os Fantasmas Contra-Atacam” (Scrooged), de Richard Donner, com Bill Murray e Karen Allen

O clássico conto de Charles Dickens, “A Christmas Carol” (normalmente traduzido simplesmente como “Um Conto de Natal”) já gerou inúmeras adaptações, desde filmes de época até desenhos e musicais. Pra mim, a melhor de todas é esta, um clássico da Sessão da Tarde que passa todo ano na Globo. Bill Murray está impagável como um executivo de uma emissora de TV que odeia o Natal e obriga todos os funcionários a trabalharem na noite do dia 24 em um especial que será exibido ao vivo. Ele, um Scrooge moderno, recebe a visita dos fantasmas dos Natais passado, presente e futuro, que tentam fazer com que ele recupere o espírito natalino que um dia teve. Imperdível!

Obs.: Outras adaptações que merecem respeito: “Os Fantasmas de Scrooge”, uma animação em motion-capture com Jim Carrey interpretando Scrooge e os três fantasmas – com coadjuvantes do peso de Colin Firth e Gary Oldman; e “Minhas Adoráveis Ex-Namoradas” (Ghosts of Girlfriends Past), que embora não se passe no Natal é mais uma adaptação do conto, dessa vez com Matthew McConaughey como um fotógrafo garanhão e insensível que reencontra antigas namoradas após fazer pouco caso do casamento do irmão mais novo.

 2) “Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York” (Home Alone 2: Lost in New York), de Chris Columbus, com Macaulay Culkin, Joe Pesci e Daniel Stern

Adoro os dois primeiros filmes da série (esqueçam o 3 e o 4, já sem Macaulay), mas talvez por ser mais amplo e por mostrar diversos lugares clássicos de Nova York (o Plaza, o Central Park etc.), prefiro este segundo, mesmo com algumas piadas repetidas. De quebra, o filme ainda tem participações especiais dos ótimos Tim Curry (“Rocky Horror Show”) e Rob Schneider (“Gigolô por Acidente”).

 

 3) “Simplesmente Amor” (Love Actually), de Richard Curtis, com Hugh Grant, Colin Firth, Bill Nighy e Liam Neeson

A melhor das comédias românticas estilo “historinhas que se entrelaçam”, essa aqui tem o charme extra de se passar no Natal. Sem falar no elenco fenomenal (que inclui até Rodrigo Santoro). Impossível não se emocionar com a cena em que Emma Thompson descobre sutilmente a traição do marido Alan Rickman, ou com o fotógrafo (Andrew Lincoln, o protagonista da série “The Walking Dead”) se declarando em silêncio pra mulher do amigo (Keira Knightley).

4) “A Felicidade Não Se Compra” (It´s a Wonderful Life”), de Frank Capra, com James Stewart e Donna Reed

O “clássico dos clássicos” natalinos, esse filme dos anos 50 até hoje emociona, uma obra-prima do especialista em filmes otimistas Frank Capra. James Stewart (talvez o ator mais carismático do cinema americano de todos os tempos) faz o homem que passa a vida toda sem realizar os próprios sonhos, se sacrificando pela família, até que não aguenta mais e decide acabar com a própria vida – é quando um anjo aparece e lhe mostra como seria o mundo se ele não existisse.

 5) “O Estranho Mundo de Jack” (The Nightmare Before Christmas), de Henry Selick e Tim Burton

Apesar de parecer ser mais sobre o Halloween, essa incrível animação em stop-motion na verdade é sobre o Natal. Jack Skellington, o rei de Halloween Town, fica entediado depois de fazer a mesma coisa ano após ano no Dia das Bruxas. Quando descobre Christmas Town, ele decide sequestrar o Papai Noel, pra tentar levar um pouco do espírito natalinho pra própria cidade.

MENÇÕES HONROSAS:

– “O Grinch” (How the Grinch Stole Christmas), de Ron Howard, com Jim Carrey e narração de Anthony Hopkins – Adaptação caprichadíssima do livro infantil do Dr. Seuss (pouco conhecido no Brasil), com Carrey se esbaldando no papel do ser verde indescritível que odeia o Natal.

– Glee – episódios especiais de Natal – a série sempre tem episódios natalinos divertidos. O desse ano teve a Sarah Jessica Parker como convidada.

– “Duro de Matar 1 e 2” (Die Hard 1 & 2), de John McTiernan, com Bruce Willis – Embora não sejam exatamente sobre o Natal, as duas primeiras (e melhores) aventuras do detetive John McClane se passam justamente na noite do dia 24, e por isso merecem figurar nessa lista (“Yipee-ki-yay, M… erry Chistmas!”)

– “Tudo em Família” (The Family Stone), com Sarah Jessica Parker, Dermot Mulroney e Rachel McAdams e “O Amor Não Tira Férias” (The Holiday), com Kate Winslet, Cameron Diaz, Jude Law e Jack Black – Duas comédias românticas (embora o primeiro seja quase um drama) que se passam no Natal e são bem bacaninhas.

Sobre rodrigohaddad

Rodrigo Haddad é advogado, escritor, ator e diretor de teatro
Esse post foi publicado em Cinema. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s